O tempo de duração de uma ereção é uma preocupação que acompanha qualquer homem que possui uma vida sexual ativa. Isso porque a performance sexual masculina, frequentemente, é associada a masculinidade e virilidade, e a dificuldade em manter uma ereção satisfatória para uma relação sexual prazerosa pode desencadear sentimentos de vergonha, insegurança e até baixa autoestima.
Ainda existe uma pressão social de que os homens sempre devem ter uma ereção forte e duradoura, aumentando ainda mais a ansiedade e expectativa no ato. No entanto, é importante lembrar que a disfunção erétil é mais comum do que se imagina, podendo afetar qualquer faixa etária. A boa notícia é que, atualmente, já existem diversos tratamentos que podem auxiliar o público masculino a superar esse desafio, devolvendo uma vida sexual satisfatória e prazerosa.
Como a ereção funciona?
A ereção é um processo fisiológico masculino que, combinando os sinais nervosos, hormonais e vasculares, promove a dilatação dos vasos sanguíneos e o relaxamento dos músculos lisos peniano, tornando o órgão rígido para a penetração. Ou seja, a ereção é resultado do aumento do fluxo sanguíneo na região do pênis, promovendo a expansão dos corpos cavernosos e a compressão das veias, mantendo-o ereto durante a relação sexual.
Fator muito importante para a saúde sexual e o bem-estar emocional dos homens, ela pode ser afetada por doenças, estresse, ansiedade e o envelhecimento.
Qual é o tempo médio de uma ereção?
O tempo médio de uma ereção é completamente variável e depende de diversos fatores, como a idade do homem, seu nível de excitação e a qualidade de sua saúde sexual em geral. Considerando condições normais, uma ereção pode durar de alguns minutos a cerca de uma hora, variando de homem para homem e de situação para situação.
É importante dizer que uma ereção satisfatória é aquela que dura tempo o suficiente para proporcionar prazer para todos os envolvidos, e não deve ser considerada como o único fator para determinar uma relação sexual satisfatória.
Como saber se a minha ereção está adequada?
Como já falamos, o tempo de duração de uma ereção pode variar de pessoa para pessoa, pois cada indivíduo possui suas próprias condições, necessidades e expectativas. No entanto, existem alguns fatores que podem indicar se uma ereção está adequada para uma relação sexual satisfatória. Uma ereção adequada é aquela que garante uma penetração firme e rígida, por tempo o suficiente para que ambos os parceiros possam desfrutar o momento e alcançar o orgasmo.
Mas, se você está preocupado com a qualidade de sua ereção pois está sentindo dificuldade em segurar o pênis ereto para a relação sexual, você pode avaliar a qualidade da sua ereção através do Índice Internacional da Função Erétil (IIFE), um questionário desenvolvido por um grupo de pesquisadores em urologia e psiquiatria em 1997, muito utilizado para avaliar a disfunção erétil.
O questionário consiste em 15 perguntas que abrangem cinco aspectos diferentes da função erétil: função erétil, desejo sexual, satisfação sexual, ejaculação e qualidade geral da relação sexual. Cada pergunta é avaliada numa escala de 0 a 5 pontos, sendo que uma pontuação mais alta indica uma melhor função erétil. A pontuação total varia de 0 a 75 pontos.
Para responder esse questionário, clique aqui.
Não deixe de procurar por um profissional da saúde para avaliar seu caso e identificar as possíveis causas, somente o diagnóstico médico poderá direcionar o tratamento adequado para cada caso.