A Sociedade Brasileira de Urologia estima que 6 milhões de brasileiros sofrem com disfunção erétil. E, ainda, a grande maioria dos homens tratam essa questão como tabu. Eles têm dificuldade de falar sobre o assunto e tem medo de ter sua sexualidade questionada. Por isso, para ajudar você, fizemos um questionário de mitos e verdades da disfunção erétil. Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!
Disfunção erétil tem tratamento
VERDADE
A dificuldade de ter e manter a ereção pode ser tratada, seja por questões fisiológicas ou psicológicas. Entre 10% e 20% dos casos de disfunção erétil são originados de problemas vasculares. Nos demais, as causas são psicológicas.
O homem falhou uma única vez. Ele já tem disfunção erétil
MITO
A impotência sexual pode ter origem psicológica e, se essa questão for tratada, dificilmente o homem terá problemas de novo, até chegar na terceira idade.
Pancada nos testículos causa infertilidade ou disfunção erétil
MITO
Somente grandes traumas podem afetar a fertilidade ou provocar impotência, o que ocorre muito raramente
Remédios estimulantes resolvem a disfunção erétil
MITO
Uso de medicamentos não resolvem a longo prazo. Às vezes, o remédio é apenas um paliativo para o paciente ter um bom ato sexual. Por isso, é importante procurar o médico para entender o problema e iniciar o tratamento adequado.
Disfunção erétil é causada pela falta de libido
MITO
Como sabemos, essa questão pode ser causada por diferentes fatores fisiológicos: diabetes, pressão alta, doenças cardíacas e neurológicas, excesso de peso, tabagismo e problemas psicológicos.
Ejaculação precoce pode ser causada por ansiedade
VERDADE
Essa questão, que aflige muitos homens, tem causas orgânicas em metade dos casos. Na outra metade, as causas são psicológicas, principalmente a ansiedade relacionada ao desempenho sexual.
Vasectomia pode causar disfunção erétil
MITO
Essa cirurgia apenas impede o caminho que o espermatozoide faz para sair do pênis. Não tem relação alguma com disfunção erétil.
Disfunção erétil só acontece com pessoas mais velhas
MITO
A disfunção erétil pode ocorrer em diversas faixas etárias, de jovens a idosos.
Diabetes aumenta o risco de disfunção erétil
VERDADE
Homens com diabetes, na maioria das vezes, também têm algum grau de disfunção erétil. A diabetes é uma doença que causa grande acúmulo de açúcar no sangue, dificultando o fluxo sanguíneo até chegar ao pênis.